Desde o ano de 1970, a humanidade está em déficit ambiental com o planeta. Com o frequente consumo de derivados do petróleo e exploração de recursos naturais, o planeta não consegue sustentar o modo de vida moderno —com relação à recursos consumidos e absorção dos rejeitos — à capacidade natural da biosfera de se regenerar.

Derivado do petróleo, o resíduo plástico, por exemplo, é uma das principais preocupações ambientais — do lixo plástico gerado apenas 14% é reciclado ou reutilizado, e o restante acaba sendo depositado em aterros sanitários (contaminando o solo), incinerado (poluindo o ar) ou sendo despejado nos mares, formando 80% do lixo que existe no oceano e prejudicando animais marinhos, que por confundirem o lixo com seus alimentos ingerem o material.

Humanos também podem ingerir plásticos sem ter conhecimento através dos microplásticos. Por serem partículas plásticas com menos de 5 milímetros presentes no ar, solo e água poluídos, podem ser consumidos e se alojarem no corpo humano causando diversos danos.

O que você ganha sendo sustentável?

Ao se sensibilizar com a situação ecossistêmica e agir à favor da natureza, você ganha ao pensar no futuro, prevenindo desastres ambientais, preserva os ricos espaços e paisagens naturais, colabora com a própria saúde e contribui com o ciclo natural do planeta, o qual também fazemos parte.

Pensando à longo prazo, com ética e consciência ao usar e descartar resíduos corretamente, precavemos que os recursos (que hoje exploramos) existam também no futuro, protegendo a vida e adotando um estilo crescente de comportamento.

O que fazer?

Iniciativas para reverter esse quadro podem ser tomadas com ações diárias por buscar o descarte correto do material, substituir o uso desnecessário de canudinhos, copos e outros descartáveis por utensílios reutilizáveis e por reaproveitar os materiais com criatividade. Repensar o desperdício de energia e de materiais é essencial.

Um exemplo a se inspirar é a ONG paranaense Parceiros do Mar, que trabalha no litoral realizando mutirões de limpeza das praias, e na sensibilização de banhistas e veranistas com palestras e ações que incentivam cada pessoa a fazer sua parte por ajudar na limpeza das praias e por reduzir consumo de lixo plástico preferindo usar materiais reutilizáveis.

Nós da Lisegraff reconhecemos a sustentabilidade como parte fundamental de nossas atividades e por isso assumimos um real compromisso com o meio-ambiente. Clique aqui e veja as ações tomadas por nós em defesa ambiental e una-se também nessa causa.

Unidos podemos fazer a diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Clique no botão "abrir chat" para ser direcionado ao whatsapp web,