24/01/2019
Guia Marketing
Os consumidores primeiro entram em contato com a embalagem antes de abri-la e ver o produto dentro dela. Sendo assim, a embalagem é responsável por causar a primeira impressão nos consumidores quando o produto está na prateleira. Logo, essa é a razão pela qual as empresas dedicam tanta ênfase ao design de suas embalagens. Eles não se esquecem de seguir as últimas tendências de design de embalagens para atrair potenciais compradores.
As tendências de design de embalagens mudam a cada ano que passa. Sendo que alguns deles continuam no próximo ano, enquanto algumas novas tendências começam a aparecer. Em 2019, os designers experimentarão cores, tipos de letra, formas, elementos vintage, cores metálicas e outros elementos para surpreender os espectadores.
Então, enquanto as empresas estão experimentando novos materiais de embalagem como substitutos eficazes para o plástico, eles também buscam designs únicos de embalagens. No momento em que novos materiais como plásticos à base de algas, isopor de cogumelo e envoltório de cânhamo transparente estão sendo usados para embalagem, os designers estão apresentando a embalagem de uma maneira nova.
Na era em que as empresas buscam maneiras de otimizar as embalagens para proteger os produtos , existe a necessidade de criar algo único e empolgante, mas que chame a atenção para as embalagens e os produtos.
Veja agora as principais tendências de design de embalagens em 2019
01. O minimalismo continua a dominar
O minimalismo é a única tendência que prevalece ainda depois de ter começado há muitos anos. Então, mais marcas estão usando os princípios do design minimalista para criar suas identidades visuais, incluindo embalagem.
Seguindo a tendência, um designer retira todos os elementos indesejáveis de um design mas mantém apenas aqueles que são suficientes para transmitir uma mensagem da marca.
No design de embalagens, o minimalismo ajudou a trazer foco para os elementos centrais de cor e tipo de letra. Como resultado disso, cor e tipografia brilham na embalagem. Sendo assim, para muitos designers, menos é mais quando se trata de criar uma variedade de designs.
Então, em 2019, devido a essa tendência, o foco será a criação de designs limpos e livres de desorganização.
A Cervejaria Dádiva lançou uma linha, em embalagens com design minimalista e estilos já conhecidos.
02. Uso de uma ampla gama de gradientes
O uso de gradientes está melhorando com os designers e agora é uma das tendências dominantes no design de embalagens. Contudo, uma razão por trás dessa tendência é que ela ajuda os designers a criar uma sensação de frescor e exclusividade.
Eles podem combinar cores para revitalizar um design. Além disso, gradientes fornecem profundidade e ficam ótimos em plataformas digitais.
Em 2019, os gradientes serão uma chave para o design de embalagens criativas. Logo que ajudam as empresas a se destacarem. Portanto, esses elementos fornecem dimensão e profundidade a uma composição. Sendo assim, os designers podem preferir usar combinações de cores excitantes e brilhantes.
Então, os gradientes não serão mais tratados como alguns detalhes de fundo. Em vez disso, os gradientes serão usados como um componente importante do design de embalagens.
03. Desenhos Transparentes
Os consumidores modernos não querem apenas ler um rótulo de embalagem. Então, eles querem ver através do rótulo para ter uma ideia do produto. Isso deu origem à criação de pacotes que permitem que os consumidores vejam o produto durante a leitura de uma lista de ingredientes.
Já que eles querem ter algum conhecimento e sensação do frescor do produto antes de comprá-lo.
A embalagem transparente é preferida para criar um design de embalagem de alimentos . Portanto, esse tipo de embalagem é ideal para produtos embalados em garrafas, garrafas PET, latas transparentes plásticas e potes de vidro. Os designers, portanto, escolherão cores que evocam a frescura de um produto.
04. Simplicidade
O princípio-chave da simplicidade ainda é uma regra muito favorecida no design gráfico. Portanto, ele também será seguido com atenção como uma das principais tendências de design de embalagens em 2019. Uma vantagem de manter o design simples é que ele ajuda a ler um rótulo de embalagem com facilidade e rapidez.
Muitos pacotes estão em várias plataformas digitais, o que torna a simplicidade ainda mais desejável ao projetar pacotes. Certamente, o espaço livre de desordem permite que os espectadores vejam os detalhes essenciais sobre um produto.
05. Uso de ilustração plana
Uma razão para a captura de ilustração plana em 2019 é que há uma ênfase adicional na simplicidade do design, tipografia e cor. Então, esta forma de abordagem minimalista leva os designers a adotarem ilustrações planas como uma abordagem ideal para criar projetos como o design de embalagens de garrafas em materiais impressos.
Por causa das ilustrações, o design parece nítido e claro após a eliminação do efeito tridimensional. Além disso, os designers podem fundir ilustrações em qualquer outra composição que desejarem para criar uma aparência única da embalagem.
06. Desenhos em preto e branco
Preto e branco são dois elementos que podemos ver como uma das tendências emergentes de design de embalagens. Sendo que, ambas as cores são poderosas e versáteis para evocar os sentimentos de sofisticação e autoridade. Fazendo assim, com que um design pareça dinâmico.
Mas os designers usarão o preto e branco como uma ferramenta para se destacar dos concorrentes. Quando há um uso excessivo de cores no design da embalagem do produto, um designer inteligente simplesmente fica incolor para chamar a atenção e fazer um pacote parecer único em uma prateleira.
07. Design Vintage
Elementos vintage de yesteryears são sempre uma surpresa agradável. Podemos assim, ver muitos designers fazendo rótulos vintage para dar a impressão de que o produto que detém é conhecido por sua qualidade confiável e comprovada.
Então, uma das principais razões para o vintage ser a ferramenta favorita dos designers é que isso ajuda a estabelecer a autoridade de um produto, mas também dá à embalagem uma aparência e uma aparência diferentes.
Mas os elementos vintage podem vir na forma de fontes vintage, letras manuscritas, padrões de cores retrô e ilustrações.
08. Tipografia ousada
A tipografia arrojada já é uma tendência em uma variedade de designs gráficos. Mas podemos ver isso emergindo rapidamente em 2019 como uma das tendências de design de embalagens. Os designers usarão fontes em negrito para chamar a atenção e construir a identidade da marca.
Tipos de letra em negrito também são uma forma de os designers substituírem imagens. Então, se eles querem expressar algo sem imagens, eles sempre podem confiar em fontes grandes.
Conclusão
Dicas: A embalagem é expressão e atributo do conteúdo. Portanto, não podemos desenhá-la sem conhecer profundamente o produto.
Então em 2019, algumas tendências-chave de design de embalagens, como o uso de cores fortes e tipografia, elementos vintage, preto e branco, formas fluidas e geométricas, além de efeitos metálicos, etc., irão dominar. Assim, essas tendências ajudarão os o seu design a se destacarem.
Original: Guia Marketing
Link: https://www.guiacommarketing.com.br/blog/tendencias-de-design-de-embalagens-2019/