AUTOR: Two Sides
ORIGINAL: Anti-greenwash global: mais de 1.075 empresas removeram mensagens
19 de Setembro de 2023
Campanha global anti-greenwash de Two Sides: mais de 1.075 empresas removeram declarações enganosas contra o papel
Desde que a campanha começou em 2010, globalmente, Two Sides desafiou com sucesso mais de 1.075 organizações que submeteram seus clientes a repetidas mensagens de greenwashing que são prejudiciais para a indústria de papel e comunicação impressa.
Com enormes pressões sobre a economia, bancos, provedores de telecomunicações, empresas de serviços públicos e até organizações governamentais estão cada vez mais focados em migrar seus clientes para serviços digitais a fim de cortar custos. Muitas vezes, suas comunicações tentam mascarar esses esforços para reduzir custos, justificando a mudança com apelos de marketing ambiental infundados como “Escolha a fatura digital, é mais sustentável” e “Ao optar pela fatura eletrônica, você ajuda a salvar árvores”. Resultados recentes da pesquisa “Trend Tracker 2023″ de Two Sides, feita com consumidores de 16 países revelam que mais de 50% dos consumidores pesquisados no Brasil e em países hispânicos acreditam que os argumentos ambientais das empresas para migrar as comunicações impressas para o digital são enganosos e têm a ver com a redução de custos.
“Essas falsas alegações não apenas violam as regras de marketing ambiental estabelecidas, mas são extremamente prejudiciais para uma indústria que tem um histórico ambiental sólido e em constante melhoria”, diz Fabio Mortara, Presidente de Two Sides Brasil e América Latina. “Longe de ‘salvar árvores’, um mercado saudável de produtos florestais, como o papel, incentiva o crescimento das plantações de árvores a longo prazo por meio do manejo sustentável. Muitas das organizações que notificamos ficam surpresas ao saber que na América Latina, árvores são cultivadas para produzir celulose e papel.”
Globalmente, Two Sides notificou mais de 2.100 organizações que foram flagradas fazendo declarações enganosas sobre o papel. Até agora, mais de 1.075 casos de toda a Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia removeram as mensagens com greenwashing de suas comunicações e Two Sides continua a movimentar e notificar as organizações que ainda não o fizeram.
No Brasil e em diversos países hispânicos, até o momento, 163 empresas removeram alegações infundadas sobre o papel e a comunicação impressa, incluindo grandes Administradoras Prediais, Bancos, e Companhias de Abastecimento.
“Continua sendo vital que o greenwash seja desafiado para garantir que o grande histórico ambiental da indústria de celulose e de papel seja reconhecido e que os meios de subsistência de milhares de funcionários da cadeia produtiva, bem como os volumes de impressão, papel e postagem, não sejam prejudicados pela disseminação de marketing enganoso e oportunista”, alerta Mortara.
Devido ao enorme alcance de algumas dessas organizações, suas alegações infundadas têm um efeito prejudicial na percepção dos consumidores sobre o papel e ameaçam um setor que só em 2021, empregou diretamente 553.000 pessoas e gerou mais de 1,59 milhão empregos indiretos somente no Brasil. O impacto financeiro do greenwashing na indústria de papel, impressão e postagem tem dimensões globais e podem se agravar caso continuem a acontecer. Pesquisa realizada por Censuswide a pedido de Two Sides em 2021, descobriu que apenas na Europa, o greenwashing pode gerar uma perda de 337 milhões de euros por ano para o setor.
A campanha anti-greenwash continua a ser uma prioridade para Two Sides, e continuaremos a incentivar as empresas a eliminar e substituir as alegações ambientais infundadas e enganosas sobre o papel por uma comunicação mais precisa, fundamentada em fontes passíveis de comprovação.
“Somos gratos pela cooperação das centenas de organizações que mudaram ou eliminaram as alegações de greenwashing de suas mensagens, pelas muitas partes interessadas do setor e por todos aqueles que enviam casos para que possamos agir”, conclui Fabio.
Two Sides continuará a desafiar ativamente as organizações que estiverem disseminando informações enganosas sobre a produção e o consumo de papel e você pode nos ajudar enviando casos para: gw@twosides.org.br
Sobre Two Sides
Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides estimula a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, cartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.
Para mais informações sobre a campanha anti-greenwashing, ou para saber mais sobre Two Sides,
acesse: https://twosides.org.br/BR/anti-greenwash-global-mais-de-1-075-empresas-removeram-mensagens/