AUTOR: Lisegraff
ORIGINAL: Beatrice Warde: a tipógrafa que revoluvionou o design de tipos de letra
08 de Março de 2023

Beatrice Warde foi uma designer de tipos de letra e tipógrafa britânica que se destacou pelo seu trabalho na indústria gráfica no início do século XX. Nascida em 1900 em Nova York, nos Estados Unidos, Warde ficou conhecida por seu envolvimento na criação de tipos de letra icônicos, como o tipo de letra “Perpetua”, que até hoje é utilizado em diversas publicações.

Warde começou sua carreira como assistente editorial na revista “The American Printer” em Nova York, onde se interessou pela tipografia e pelo design de tipos de letra. Em 1925, ela se mudou para a Inglaterra, onde passou a trabalhar para a Monotype Corporation, uma empresa especializada na criação de tipos de letra.

Mortimer e Warde posaram em frente à placa com o texto de Warde, que ainda recebe os visitantes no saguão do Government Publishing Office em Washington, DC. (GPO)

Foi na Monotype que Warde se destacou como designer de tipos de letra. Em 1926, ela escreveu um ensaio intitulado “The Crystal Goblet”, em que comparou o design de tipos de letra com um copo de cristal transparente. Segundo ela, assim como um copo de cristal transparente é neutro e não deve chamar atenção para si, um bom tipo de letra deve ser legível e não chamar atenção para a sua forma. O ensaio se tornou famoso na indústria gráfica e é considerado um clássico do design de tipos de letra até hoje.

Durante sua carreira na Monotype, Warde foi responsável pelo design de diversos tipos de letra, como o “Bembo”, o “Sabon” e o já mencionado “Perpetua”. Ela também foi uma das primeiras designers de tipos de letra a trabalhar com a criação de tipos de letra sem serifa, como o “Metro”, lançado em 1929.

Fonte Perpétua

Além de seu trabalho como designer de tipos de letra, Warde também foi uma defensora da educação tipográfica. Ela escreveu diversos artigos e ensaios sobre o assunto e fundou a “Society of Typographic Designers” em 1928, uma organização que tinha como objetivo promover o estudo e o desenvolvimento do design de tipos de letra.

Beatrice Warde faleceu em 1969, deixando um legado importante para a indústria gráfica. Seu trabalho como designer de tipos de letra e sua defesa da educação tipográfica foram fundamentais para a evolução do design gráfico no século XX e continuam a influenciar a prática do design até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Clique no botão "abrir chat" para ser direcionado ao whatsapp web,