Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the post-smtp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/rt4h1enh0dei/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the forminator domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/rt4h1enh0dei/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the header-footer-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/rt4h1enh0dei/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/rt4h1enh0dei/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Como pequenas empresas criam seus logos? - Lisegraff

Uma pesquisa do Logaster

Autor:
Original: Como pequenas empresas criam seus logos: uma pesquisa do Logaster
Julho de 2021

Cada vez mais as empresas precisam se destacar perante seus concorrentes. É inegável que ter uma marca reconhecida faz toda a diferença para qualquer negócio, desde empreendedores individuais até grandes startups.

Por isso, investir em branding é, muitas vezes, uma prioridade para empresas. E o desenvolvimento de um logotipo é uma parte importante desse processo.

A empresa de criação online de logotipos Logaster realizou uma interessante pesquisa com pequenas empresas, peguntando quanto estariam dispostas a gastar com o desenvolvimento de um logotipo e quais resultados esperariam desse investimento.

A pesquisa foi realizada com 1200 empresários de diversos países
A pesquisa foi realizada com 1200 empresários de diversos países

A pesquisa foi realizada com 1200 empresários de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Alemanha, Espanha, França e Rússia .

Os empreendedores responderam a perguntas relacionadas a métodos de branding, custo, tempo de execução e outros aspectos do desenvolvimento de identidade visual.

Confira os detalhes dessa pesquisa:

Quanto estão dispostos a pagar?

Quando perguntado quanto estariam dispostos a gastar no desenvolvimento de um logotipo para sua empresa, a maioria dos entrevistados, 53,9%, expressou a disposição de pagar até U$100,00 (aproximadamente R$ 520,00 na cotação atual) pela criação de um logotipo.
Quando perguntado quanto estariam dispostos a gastar no desenvolvimento de um logotipo para sua empresa, a maioria dos entrevistados, 53,9%, expressou a disposição de pagar até U$100,00 (aproximadamente R$ 520,00 na cotação atual) pela criação de um logotipo.

Quando perguntado quanto estariam dispostos a gastar no desenvolvimento de um logotipo para sua empresa, a maioria dos entrevistados, 53,9%, expressou a disposição de pagar até U$100,00 (aproximadamente R$ 520,00 na cotação atual) pela criação de um logotipo.

20,5% dos empresários disseram que não teriam verba para esse investimento e estariam interessados em criar seu logotipo gratuitamente.

Um pouco menos, 19,2% dos entrevistados, estariam dispostos a investir entre U$100,00 e U$500,00 (R$ 520,00 a R$ 2.600,00) e apenas 6,4% teriam verba para pagar mais de U$500,00 (mais de R$ 2.600,00) no desenvolvimento de um logotipo.

Preço ou Qualidade?

Preço ou Qualidade?

Foi perguntando aos empresários sobre o que seria mais importante no desenvolvimento de um logotipo: o preço ou a qualidade do serviço.

38,2% dos entrevistados disseram que têm como prioridade a qualidade do logo.

Já um número um pouco menor, 33,6% dos entrevistados, preferem o meio termo: um logotipo com preço e qualidade equilibrados.

Apenas 12,5% dos empresários responderam que o principal fator para eles é o custo de desenvolvimento, mesmo que isso impactasse na qualidade final.

Tempo de desenvolvimento

Tempo de Desenvolvimento
Tempo de Desenvolvimento

Quanto tempo os empresários estão dispostos a aguardar pelo desenvolvimento do logotipo de sua empresa? Segundo a pesquisa, 44,6% dos entrevistados estão dispostos a aguardar até 7 dias. Para eles, uma semana é tempo suficiente para que a versão final seja criada.

25% dos entrevistados dão aos desenvolvedores até um mês para a conclusão. Esses prazos são considerados aceitáveis quando se trabalha com agências especializadas ou designers freelancers.

Por outro lado, 17,8% dos entrevistados são mais apressados e gostariam de receber seu logotipo em um ou dois dias e 7,9% não querem esperar mais que 24 horas.

O momento ideal para criar o logotipo

Momento ideal para criar o logotipo.
Momento ideal para criar o logotipo.

Qual é o momento certo para desenvolver o logotipo da empresa? A maioria dos entrevistados, 78,6%, já tinha criado seu logo antes do início da operação da empresa.

16% dos entrevistados responderam que começaram a desenvolver o branding da sua empresa somente após 2 ou 3 meses de operação.

Do total, somente a minoria, 5,3% dos empresários, criou a identidade da empresa 12 meses ou mais após o início do negócio.

Métodos de desenvolvimento

Métodos de desenvolvimento.
Métodos de desenvolvimento.

Será que os empresários se importam sobre a forma como o logotipo é desenvolvido? Segundo a pesquisa, 36,7% dos entrevistados indicaram que não se importariam de receber um logo pronto gerado por meio de uma ferramenta online.

23,7% dos empresários estão dispostos a dedicar um tempo tentando criar um logo por conta própria.

Por outro lado, 20,4% dos entrevistados preferem os serviços de designers profissionais e 19,2% são a favor de encomendar a identidade visual através de uma agência especializada.

Importância do logotipo

Importância do logotipo.
Importância do logotipo.

Um logotipo é importante para o negócio? A esmagadora maioria, 88,6%, considera que um logo tem grande importância para a promoção da marca e para o marketing da empresa.

Apenas 11,4% dos entrevistados acreditam que o logotipo não é importante para o negócio.

Conclusão

Analisar os dados de pesquisas como essa é importante para visualizarmos a ideia geral do mercado e tentar entender o conceito que os empresários têm sobre esse assunto.

Como ficou claro, a maioria das pessoas considera o desenvolvimento do logotipo algo de grande importância e que deve ser feito antes mesmo da empresa começar sua operação.

Por outro lado, muitos ainda têm um conceito imediatista no que se refere à identidade visual da empresa e, mesmo considerando importante, ainda não são todos que estão dispostos a investir um valor considerável para o desenvolvimento.

É importante reforçar que essa é apenas uma pesquisa e que os resultados não podem ser considerados dados absolutos ou inflexíveis, mas nos dão uma visão geral sobre o momento atual do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Clique no botão "abrir chat" para ser direcionado ao whatsapp web,