Uma pesquisa do Logaster
Autor: Guilherme Dantas
Original: Como pequenas empresas criam seus logos: uma pesquisa do Logaster
Julho de 2021
Cada vez mais as empresas precisam se destacar perante seus concorrentes. É inegável que ter uma marca reconhecida faz toda a diferença para qualquer negócio, desde empreendedores individuais até grandes startups.
Por isso, investir em branding é, muitas vezes, uma prioridade para empresas. E o desenvolvimento de um logotipo é uma parte importante desse processo.
A empresa de criação online de logotipos Logaster realizou uma interessante pesquisa com pequenas empresas, peguntando quanto estariam dispostas a gastar com o desenvolvimento de um logotipo e quais resultados esperariam desse investimento.
A pesquisa foi realizada com 1200 empresários de diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Brasil, Alemanha, Espanha, França e Rússia .
Os empreendedores responderam a perguntas relacionadas a métodos de branding, custo, tempo de execução e outros aspectos do desenvolvimento de identidade visual.
Confira os detalhes dessa pesquisa:
Quanto estão dispostos a pagar?
Quando perguntado quanto estariam dispostos a gastar no desenvolvimento de um logotipo para sua empresa, a maioria dos entrevistados, 53,9%, expressou a disposição de pagar até U$100,00 (aproximadamente R$ 520,00 na cotação atual) pela criação de um logotipo.
20,5% dos empresários disseram que não teriam verba para esse investimento e estariam interessados em criar seu logotipo gratuitamente.
Um pouco menos, 19,2% dos entrevistados, estariam dispostos a investir entre U$100,00 e U$500,00 (R$ 520,00 a R$ 2.600,00) e apenas 6,4% teriam verba para pagar mais de U$500,00 (mais de R$ 2.600,00) no desenvolvimento de um logotipo.
Preço ou Qualidade?
Foi perguntando aos empresários sobre o que seria mais importante no desenvolvimento de um logotipo: o preço ou a qualidade do serviço.
38,2% dos entrevistados disseram que têm como prioridade a qualidade do logo.
Já um número um pouco menor, 33,6% dos entrevistados, preferem o meio termo: um logotipo com preço e qualidade equilibrados.
Apenas 12,5% dos empresários responderam que o principal fator para eles é o custo de desenvolvimento, mesmo que isso impactasse na qualidade final.
Tempo de desenvolvimento
Quanto tempo os empresários estão dispostos a aguardar pelo desenvolvimento do logotipo de sua empresa? Segundo a pesquisa, 44,6% dos entrevistados estão dispostos a aguardar até 7 dias. Para eles, uma semana é tempo suficiente para que a versão final seja criada.
Já 25% dos entrevistados dão aos desenvolvedores até um mês para a conclusão. Esses prazos são considerados aceitáveis quando se trabalha com agências especializadas ou designers freelancers.
Por outro lado, 17,8% dos entrevistados são mais apressados e gostariam de receber seu logotipo em um ou dois dias e 7,9% não querem esperar mais que 24 horas.
O momento ideal para criar o logotipo
Qual é o momento certo para desenvolver o logotipo da empresa? A maioria dos entrevistados, 78,6%, já tinha criado seu logo antes do início da operação da empresa.
Já 16% dos entrevistados responderam que começaram a desenvolver o branding da sua empresa somente após 2 ou 3 meses de operação.
Do total, somente a minoria, 5,3% dos empresários, criou a identidade da empresa 12 meses ou mais após o início do negócio.
Métodos de desenvolvimento
Será que os empresários se importam sobre a forma como o logotipo é desenvolvido? Segundo a pesquisa, 36,7% dos entrevistados indicaram que não se importariam de receber um logo pronto gerado por meio de uma ferramenta online.
Já 23,7% dos empresários estão dispostos a dedicar um tempo tentando criar um logo por conta própria.
Por outro lado, 20,4% dos entrevistados preferem os serviços de designers profissionais e 19,2% são a favor de encomendar a identidade visual através de uma agência especializada.
Importância do logotipo
Um logotipo é importante para o negócio? A esmagadora maioria, 88,6%, considera que um logo tem grande importância para a promoção da marca e para o marketing da empresa.
Apenas 11,4% dos entrevistados acreditam que o logotipo não é importante para o negócio.
Conclusão
Analisar os dados de pesquisas como essa é importante para visualizarmos a ideia geral do mercado e tentar entender o conceito que os empresários têm sobre esse assunto.
Como ficou claro, a maioria das pessoas considera o desenvolvimento do logotipo algo de grande importância e que deve ser feito antes mesmo da empresa começar sua operação.
Por outro lado, muitos ainda têm um conceito imediatista no que se refere à identidade visual da empresa e, mesmo considerando importante, ainda não são todos que estão dispostos a investir um valor considerável para o desenvolvimento.
É importante reforçar que essa é apenas uma pesquisa e que os resultados não podem ser considerados dados absolutos ou inflexíveis, mas nos dão uma visão geral sobre o momento atual do mercado.