AUTOR: Agência de Notícias da Indústria
ORIGINAL: Conheça a indústria brasileira de impressão e reprodução
23 de Março de 2023
Informações estão no Perfil Setorial da Indústria, ferramenta inédita lançada pela CNI que apresenta a evolução dos 33 setores industriais sobre inovação, mercado de trabalho, tributação e outros indicadores
O setor de impressão e reprodução compreende a impressão de jornais, revistas, livros, papel moeda, cartões magnéticos, calendários, materiais publicitários e outros itens, além da pré-impressão e acabamentos, como encadernação. Essa indústria emprega 87 mil pessoas, em mais de 10 mil gráficas, sendo que 83% delas são microempresas. Outro destaque interessante é que mais de 70% dos trabalhadores têm ensino médio completo – o segundo maior percentual da indústria.
As informações estão no Perfil Setorial da Indústria, uma plataforma inédita lançada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que permite explorar as características de cada um dos 33 setores da indústria brasileira, além de montar rankings, comparativos e checar a evolução de cada indicador ao longo da série histórica.
Confira mais destaques da indústria de impressão e reprodução no vídeo abaixo:
A indústria gráfica brasileira, apesar dos desafios enfrentados pelo setor nos últimos anos, ainda há um grande potencial para o crescimento e desenvolvimento da indústria. É notável a capacidade de inovação e adaptação das empresas frente às mudanças no mercado e nas demandas dos consumidores.
Sendo assim, a indústria gráfica brasileira apresenta um cenário desafiador, mas com muitas oportunidades de crescimento e expansão. Cabe às empresas do setor se adaptarem às novas exigências do mercado e investirem em inovação e qualificação profissional para se destacarem e se manterem competitivas.
Leia também: O parque gráfico da Lisegraff