AUTOR: Clube da Embalagem
ORIGINAL: Grow redesenha embalagens do WAR para ganhar em custo e produtividade
18 de Outubro de 2023

À convite do presidente da ABRINQ, Synésio Batista da Costa, a HAND Atelier, agência criativa de design e consultoria de origem Argentina, chegou ao Brasil em 2016 – e logo de cara firmou seu primeiro projeto com a Grow Jogos e Brinquedos. Desde então, a parceria soma mais de 3 milhões de componentes produzidos e mais 700 mil produtos vendidos.

Dentre as iniciativas, destaque para o redesenho do Batalha Naval, que alavancou em 20% as vendas do jogo clássico e o projeto Puzzle Cubos, que está em fase de avaliação, com previsão de lançamento no Dia das Crianças do próximo ano.

“Por indicação do Synésio, conhecemos Alejandro Perren, Diretor Comercial da HAND, que nos apresentou já naquela época um respeitável e competitivo portfólio de soluções. O Porta Puzzle foi o primeiro projeto fruto da parceria”, recorda João Nagano Junior, Diretor de Marketing da Grow.

O conceito do produto é possibilitar o transporte das peças dos quebra-cabeças durante o processo de montagem sem que elas saiam do lugar. “O briefing solicitava que ele fosse modulado para atender diversos tamanhos de quebra-cabeças e quantidades de peças. E assim, com inovação e criatividade da HAND, o Porta Puzzle é um sucesso”, conta Nagano.

“O nosso entusiasmo de aportar na indústria dos brinquedos e oferecer soluções de design em um país com uma escala gigante nos conectou à Grow. Empatia e humanidade definem a parceria”, afirma Alejandro Perren, sócio da HAND Atelier.

Essa jornada soma ainda a rotomoldagem em vinil da PRIMMA, linha para primeira infância da Grow, que inclui o Fofocoptero, Cadê os Coalas?; Família Cogumelos; Gira Gira Centopeia; Robozinho; Polvinhos; Mexe Mexe Jacaré; Esconde Esconde Abelhinha; Fofoguete e Fantasminha.

Redesenho das embalagens
A parceria também resultou no redesenho das caixinhas de plástico para as peças injetadas das diversas edições do WAR, um dos mais famosos jogos de tabuleiro do mundo, e as cartas do clássico card-game SUPER-TRUNFO.

“A Grow solicitou para a HAND desenvolver o redesign das antigas caixinhas da War com uma dupla estratégia: trazer uma estética moderna para que esteja em linha com os jogos atuais da empresa, e otimizar o processo de fabricação da mesma, para ganhar em custo e produtividade”, explica Perren.

Nagano acrescenta: “o molde anterior estava no seu limite de vida útil, por isso decidimos investir num molde mais produtivo para diminuir o custo unitário. Aproveitamos para projetar com uso em dois produtos, War e Super-Trunfo”.

O design da nova embalagem foi concebido para atender as diversas edições do War, tanto em termos dimensionais quanto estéticos. “O novo design considera uma otimização dos processos produtivos, a redução da espessura e da quantidade de material utilizado”, destaca Perren.

A escolha do material, segundo ele, possibilita que o conteúdo seja visto por fora, sem comprometer a estética do produto. “Por outro lado, conseguimos utilizar um sistema de dobradiça e resolver o design em uma peça só (a diferença da caixinha anterior que tinha duas peças)”.

“Cada versão do War tem quantidade diferente de peças, para isso foram feitas impressões em 3D e testes práticos”, revela o diretor de marketing.

O redesenho também melhora a experiência das crianças. “Essa embalagem foi concebida para ter um ciclo de vida maior e considera as questões normativas do mercado de jogos no Brasil. Por outro lado, o sistema de abertura da caixinha foi otimizado para que a criança consiga facilmente abri-la e guardar as pecinhas”, ressalta Perren.

“Sem dúvida, além de acomodar melhor o conteúdo, a versão anterior era difícil de abrir e fechar! A Hand Atelier resolveu todos os itens solicitados no briefing do projeto de redesenho”, adiciona Nagano.

Segundo Perren, após o sucesso dessa caixinha, a Grow trouxe uma nova demanda para o desenvolvimento da caixa do clássico card-game Super-Trunfo. “A diferença da caixinha do War, essa nova, precisava conter baralhos e deixar eles visíveis dentro da embalagem, para melhorar o posicionamento no ponto de venda”.

Fonte: Comunicare Online

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