AUTOR: Two Sides
ORIGINAL: Consumidores recusam produtos de papel com base em percepções enganosas
24 de Agosto de 2023

Consumidores recusam produtos de papel com base em percepções enganosas, mas a situação está melhorando, revela pesquisa de Two Sides

A mais recente pesquisa de Two Sides, o “Trend Tracker 2023”, busca entender as mudanças na percepção dos consumidores em relação à comunicação impressa, papel, embalagens de papel e produtos tissue. A pesquisa é realizada a cada dois anos, para monitorar as opiniões e as atitudes dos consumidores em relação a um dos materiais mais antigos e universalmente usados do mundo. Esse estudo se revesta de maior importância quando se considera que a preocupação com os impactos ambientais das nossas ações vem se intensificando e levando, muitas vezes, ao crescimento da preferência pela comunicação digital.

Os resultados do estudo de 2023 mostram claramente que, embora o papel mantenha seu lugar como um material vital de comunicação e embalagem, ainda há muitos equívocos sobre o impacto ambiental da indústria de papel.

A maioria dos consumidores não tem conhecimento de que todo papel fabricado no Brasil vem de árvores plantadas para essa finalidade e que, por esse motivo, o consumo de papel não causa desmatamento, mas ao contrário, leva ao cultivo de mais árvores.

Trend Tracker Survey 2023 descobriu que 71% dos consumidores ainda acreditam que o consumo de papel, cartão e papelão causa desmatamento, embora esse número tenha melhorado quando comparado à pesquisa de 2021, em que o índice era de 81%. Apesar de 71% ainda ser um número muito elevado, o decréscimo mostra que os consumidores estão se tornando mais conscientes dos fatos relacionados à cadeia produtiva do papel. A verdade é que o Brasil conta, hoje, com pouco mais de 9 milhões de hectares de plantações de árvores para o fornecimento de matéria-prima para diversos produtos. Desses, estima-se que 3,6 milhões são destinados ao setor de celulose e papel1. É uma área relativamente muito pequena, quando comparada com mais de 260 milhões de hectares utilizados par agropecuária.

Além disso, o cultivo de árvores para celulose e papel, como é feito no Brasil, protege as florestas nativas contra a extração predatória.  As empresas do setor se destacam pelos elevados índices de preservação de ecossistemas nativas nas suas propriedades e, dessa maneira, contribuem também para a proteção da biodiversidade nesses biomas. Segundo dados da associação “Indústria Brasileira de Árvores – Ibá”, as indústrias de base florestal que cultivam árvores para uso comercial em 9,5 milhões de hectares, conservam outros 6 milhões de biomas nativos.

As altas taxas de reciclagem de papel e embalagens de papel não são conhecidas pelos consumidores

Outro equívoco comum sobre o papel é a sua taxa de reciclagem. A pesquisa concluiu que apenas 20% dos consumidores brasileiros acreditam que a taxa de reciclagem de papel ultrapassa os 60%, indicador que teve queda de 12% em relação à pesquisa de 2021, enquanto o papel tem sido cada vez mais reciclado.
Na realidade, a taxa de reciclagem de papel no Brasil é atualmente de 67% e quando se fala de embalagens de papel, a taxa é ainda mais alta, 80%.2

O papel é o material preferido para embalar compras online

Apesar do desconhecimento sobre os excelentes aspectos de sustentabilidade do papel, do cartão e do papelão, 64% dos pesquisados disseram preferir essas embalagens para suas compras online, número que cresceu um pouco em relação à 2021 (61%), assim como o número de consumidores que declararam estar tomando atitudes para aumentar o uso dessas embalagens, de 45% para 49% dos pesquisados em 2023.

Papel e comunicação eletrônica

A pandemia impulsionou o uso de recursos digitais para reuniões, eventos e negócios do dia a dia e os consumidores passaram a se informar mais por notícias online. Isso criou uma mudança na forma como os consumidores percebem a sustentabilidade do papel e das comunicações eletrônicas.

O papel e os produtos impressos estão entre os menores emissores de gases de efeito estufa, com 0,8%3, enquanto o setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) responde por mais de 2% das emissões globais de gases de efeito estufa (tanto quanto todo o tráfego aéreo). Se não for controlada, a pegada de TIC pode aumentar para 14% das emissões globais até 2040.4 Apesar disso, 80% dos consumidores brasileiros pesquisados consideram que a comunicação eletrônica é mais amigável ao ambiente do que a comunicação em papel.

“Embora possamos ver algumas melhorias na percepção dos consumidores, a pesquisa mostra que ainda há muito trabalho a ser feito para esclarecer os equívocos em torno do impacto ao meio ambiente dos produtos feitos de papel, cartão e papelão “, diz Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina. “Muitos consumidores relacionam desmatamento à fabricação desses materiais, subestimam sua taxa de reciclagem e não entendem a natureza sustentável dos seus produtos. Esses mal-entendidos tornam vitais os trabalhos realizados por Two Sides e Love Paper.”

Um resumo executivo da Pesquisa Trend Tracker 2023 será publicado em julho e estará disponível para as partes interessadas do setor, mediante solicitação. Entre em contato conosco, para registrar seu interesse em receber esse resumo, em twosides@twosides.org.br

Para saber mais sobre a campanha Two Sides e como você pode se tornar um apoiador, visite: www.twosides.org.br

O relatório completo está disponível apenas para os membros de Two Sides.

1 Ibá, Relatório anual 2020.
² Relatório Anual Anap, 2020
Agência Europeia do Ambiente, Inventário Anual de Gases com Efeito de Estufa da União Europeia 1990-2018, 2020
4 Comissão Europeia, 2020

Notas aos editores sobre a pesquisa Two Sides Trend Tracker

Em janeiro de 2023, um estudo global com 10.250 consumidores foi encomendado por Two Sides e realizado online pela empresa de pesquisa independente Toluna e no Paraguai, pela Nauta.

Pesquisas nacionalmente representativas foram realizadas na Argentina (400), Brasil (1.000), Chile (350), Paraguai (200), África do Sul (500), Estados Unidos (1.000), Áustria (500), Bélgica (600), Dinamarca (500), Finlândia (350), França (1.000), Alemanha (1.000), Itália (1.000), Noruega (350), Suécia (500) e Reino Unido (1.000).

A pesquisa é realizada a cada dois anos para explorar e entender as preferências, percepções e atitudes dos consumidores em relação à impressão, papel e embalagens de papel.

Sobre Two Sides

 Two Sides é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, que promove os atributos únicos, sustentáveis e atraentes da comunicação impressa, do papel e das embalagens de papel, cartão e papelão. Os membros de Two Sides abrangem toda a cadeia de valor de papel e embalagem, incluindo silvicultura, celulose, papel, embalagens, tintas e produtos químicos, acabamento, publicação, impressão, envelopes e operadores postais.

Love Paper é uma campanha global que promove os atributos sustentáveis e atraentes da impressão, papel e embalagens de papel. Realizada por Two Sides, a campanha procura contar aos consumidores de todo o mundo os fatos positivos sobre papel, impressão e embalagens de papel, desde as suas credenciais ambientais até à sua capacidade de melhorar o bem-estar mental, a aprendizagem e a criatividade.


Acesse também: Papel: Produção, Utilização e Seus Muitos Benefícios

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