Anteriormente vimos como utilizar corretamente a sangria em um arquivo e também como proceder quando a impressão tem verniz. Seguindo com as instruções aprenderemos como transformar texto em objeto (curvas) e também como tornar a cor preta “mais escura”.
Convertendo fontes em curvas
Trabalhando com uma fonte na criação e a deixando de maneira editável, devemos considerar que o departamento de pré-impressão irá manipular o arquivo podendo não ter a mesma fonte utilizada. Sendo assim, na abertura do arquivo o software indicará que o mesmo possui fontes inexistentes e poderá substituir a mesma. Logo, a substituição da fonte poderá reprovar o arquivo a finalização.
Então, para evitar transtornos, converta todos os textos em curva, ou seja, transforme-os em objeto (ou vetor) durante o fechamento do arquivo.
Calço no preto
Quando usar o preto em áreas grandes como fundos, caixas e até mesmo títulos de capa, opte por “calçar” o preto. Então, imprima com pequenas porcentagens de outras cores (40% da cor cyan, por exemplo), impedindo assim, que na impressão fique claro demais.
Também pode-se usar um pouco de tintas de outras cores, por exemplo, 40% cyan | 36% magenta | 36% amarelo | 100% preto. Mas cuidado com o decalque.
Logo, a somatória das porcentagens das quatro cores não deve pode ultrapassar 280%. Sendo assim, não pode existir qualquer área com 100% nas quatro cores (CMYK), pois, a somatória totalizaria 400%.
Está gostando de nossas dicas? Tem alguma dúvida que gostaria de perguntar? Já teve problemas de impressão de cores ou fontes? Deixe nos comentários!
Acompanhe aqui no blog a série Oficina Lisegraff, para saber tudo sobre pré-impressão!
Confira também: Oficina Lisegraff: Off-set – Parte 1
Curta nossa página no Facebook e acompanhe os demais módulos!